Vamos falar de dinheiro? Como poupar dinheiro em custos de ambientes cloud…

Olá a todos.

O post hoje é algo diferente. Não abordarei tanto a parte técnica da coisa, mas a parte financeira de um problema que noto estar a se tornar  seriamente recorrente.

A cloud computing revolucionou a maneira como as empresas operam, oferecendo acesso instantâneo a recursos de IT altamente escaláveis. No entanto, a natureza “pague pelo que se usa” que está no cerne do cloud computing, pode, se não existir algum cuidado como é gerida, se revelar muito cara a longo prazo. Especialmente para projetos já em fase de on-going.
Uma solução logica será a adotar uma abordagem híbrida, utilizando tanto a cloud quanto os ambientes on-premise.

Cloud services isometric composition with big of cloud computing infrastructure elements connected with dashed lines vector illustration

A Vantagem dos Ambientes Híbridos

Os ambientes híbridos combinam o melhor dos dois mundos. Eles permitem que as empresas aproveitem a disponibilidade imediata de recursos na cloud para projetos em construção, enquanto utilizam infraestrutura on-premise para sistemas produtivos já em funcionamento. Isso resulta em economia significativa, pois a infraestrutura on-premise tende a ser mais econômica a longo prazo. Seja em ambiente de datacenter próprio, seja em datacenters alugados através de co-location.
A cloud fornece poderá ser assim um trampolim interessante para crescimentos exponenciais em alturas de necessidade temporária imediata, ou no evento de disaster recovery.

Montando o Ambiente em Cloud
O primeiro passo será montar o ambiente na cloud. Isto irá permitir que as empresas comecem a trabalhar nos seus projetos imediatamente, sem ter que esperar pela entrega de novo hardware.
Existem várias plataformas de cloud disponíveis, como AWS, Google Cloud e Azure, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.

A Beginner's Guide To Cloud Repatriation

Migrando para On-Premise

Uma vez que o projeto esteja em funcionamento conforme desejado, ele pode ser migrado para a infraestrutura on-premise. Isto pode ser feito a um custo mínimo, e muito pouco downtime ou nenhum downtime, especialmente se a empresa já possui a infraestrutura necessária.
A migração irá envolver a transferência de dados e aplicações do ambiente em cloud para o ambiente on-premise e campos tão fundamentais como segurança de dados (que agora estarão locais), á poupança de custos, e aumento de colaboração entre os vários departamentos só terão a ganhar com isto.

Exemplos Práticos

Existem vários exemplos palpáveis onde as empresas economizaram dinheiro ao adotar uma abordagem híbrida. Por exemplo, a empresa X (antigo twitter) conseguiu reduzir seus custos de IT em 30% ao migrar seus sistemas produtivos para a infraestrutura on-premise, enquanto continuava a utilizar a cloud para novos projetos.

Mas não foram só eles. Aqui estão alguns artigos da Forbes que discutem como as empresas economizaram dinheiro ao adotar uma abordagem híbrida de cloud/on-premise, enquanto criavam valor:

  1. The Rise Of Cloud Repatriation: Why Companies Are Bringing Data In-House: Este artigo discute o conceito de repatriação de cloud, onde as empresas estão a mover os seus dados de volta para ambientes internos a partir da cloud. O artigo menciona que muitas startups e pequenas empresas começam a usar provedores de cloud devido à facilidade de uso e aos custos iniciais relativamente baixos.
    No entanto, e como tem sido possível verificar, à medida que seus dados e base de utilizadores crescem, o custo dos serviços de cloud irão rapidamente crescer e se tornarem caros. Muitas empresas estão optando pela repatriação de cloud para economizar dinheiro a longo prazo.
  2. Hybrid ​​Cloud Strategy: Knock Down Complexity To Build A Better Approach: Este artigo discute a importância de uma estratégia de cloud híbrida para o sucesso no ambiente de trabalho moderno.
    Ele menciona como a cloud híbrida, que liga a ambientes em cloud pública e privada, permite que as organizações criem uma infraestrutura flexível, personalizável e controlada.
    Embora as soluções híbridas de IT estejam se tornando cada vez mais necessárias para a infraestrutura geral de TI, muitas empresas ainda não têm planos ou estratégias formais para isso. O artigo sugere que superar as complexidades associadas à cloud híbrida pode levar a economias significativas.

Conclusão

Tecnicamente o proposto é extremamente fácil de fazer, especialmente com as soluções baseadas em standards como o OVA. Podem-se ainda escolher caminhos de alta disponibilidade sem perca de serviço caso a aplicação seja construída para acomodar o método.
Na pratica, a adoção de uma abordagem híbrida irá resultar em economias significativas para as empresas. Seja com servidores on-premise em datacenter próprio ou em co-location.
Ao utilizar a cloud para projetos em construção e a infraestrutura on-premise para sistemas já em funcionamento, as empresas podem aproveitar a disponibilidade imediata de recursos na cloud e a economia a longo prazo da infraestrutura on-premise.

Até a próxima semana, e se notarem algo incorreto, já sabem onde me encontrar.
Um abraço.

Nuno