Olá a todos,
Tem me sido perguntado muitas vezes sobre como procurar trabalho lá fora, ou remotamente, em especial nos USA, onde um profissional senior em areas de cloud/devops/automation, consegue facilmente 400K$ ano ou mais.
Para trabalhar lá, alem de muita outra coisa, é necessário um visto de trabalho e existem empresas que patrocinam ditos vistos para conseguir chegar a profissionais que de outra forma estariam fora do seu alcance.
A coisa tornou-se tao corriqueira que existem sites dedicados a procura. Estes são os que tenho mais visto sendo referidos em foruns e no LinkedIn:
1. Vizajobs
A maior base de dados online de empregos que incluem patrocínio de visto. Os candidatos podem pesquisar empregos em diversas categorias:
2. Verificador de Patrocinadores H1B da Google
Um plugin que podes adicionar ao teu ambiente de trabalho para verificar empregos no LinkedIn, Indeed e Glassdoor.
Aviso: não é 100% preciso 🙂
3. Dice
Uma plataforma focada em empregos na área de tecnologia e engenharia; a Dice oferece muitos recursos e conselhos para conseguir empregos com patrocínio. Se acham o itjobs ou o linkedin um mundo, este vai vos deslumbrar.
Concluindo, esta procura acaba por ser um pau de dois bicos, pois encontrar empregos com patrocínio é muito difícil, e as vagas são mesmo muito exigentes, contudo estas ferramentas podem ajudar. E é muito importante validar qualquer oportunidade que encontres com alguém que trabalhe lá e se possível antes de concorreres.
Lembrem-se de que a busca por empregos com patrocínio de visto não é apenas sobre as ferramentas que nós usamos, mas também sobre a nossa rede de contatos e habilidades de networking. Conectar-se com profissionais da nossa área e participar de eventos e conferências relacionados ao seu setor é uma maneira muito eficaz de aumentar suas chances de encontrar oportunidades de emprego com patrocínio de visto.
Vão encontrar dificuldades, muitas rejeições – muitas delas porque a primeira filtragem do vosso CV é feito por IA e existem expressões e acrônimos que ela não irá entender e como tal eliminar a vossa candidatura.
Não desistam, mantenham-se informados sobre as últimas tendências de imigração e do mercado e continuem procurando oportunidades que certamente o levarão ao seu objetivo de trabalhar fora do nosso cantinho a beira-mar-plantado.
Compartilhem esta informação com aqueles que possam beneficiar dela e boa sorte na busca por oportunidades de emprego no exterior!
Abraço e até ao próximo post!
Nuno