Olá a todos,
Tem me perguntado muito o que levo de férias para suprir a minha vontade de brincar com o homelab. Claro que se é um hobby, é um hobby sempre.
Como homelabbers, nós precisamos de ter acesso às nossas máquinas mesmo quando estivermos longe de nossa rede doméstica.
Felizmente, existem vários aplicativos ios e android que podem ajudar a nos conectar remotamente às nossas máquinas, substituindo quase na generalidade o nosso workflow habitual.
Para mim, aqui estão alguns aplicativos essenciais que tenho sempre ter no meu iPad (que é a minha plataforma de eleição):
Cliente iOS SSH:
Como sabem o SSH é o protocolo mais comum usado para acesso remoto a máquinas Linux. Existem vários clientes iOS SSH disponíveis que podemos usar para nos conectarmos às nossas máquinas Linux. Alguns dos clientes iOS SSH populares são Termius, Secure ShellFish e Prompt 2. Estes clientes fornecem uma interface de terminal que permite executar comandos em sua máquina Linux remotamente e muitos deles até permitem macros para utilização
VPNs Selfhosted:
VPN (Virtual Private Network) é uma maneira segura de se conectar à nossa rede doméstica a partir de um local remoto. Se tiverem uma configuração de VPN self-hosted, poderão usar o vosso iPad para se ligarem à vossa rede doméstica com segurança. Algumas das soluções populares de VPN selfhosted são OpenVPN e WireGuard e ambas já foram abordadas aqui.
Ter uma VPN rápida é igualmente importante para vermos ou acedermos a conteúdos internos a nossa rede como por exemplo o nosso servidor de jogos ou até algum serviço de IPTV que requeira que nos apresentemos com o ip de casa.
Clientes RDP iOS:Se forem como eu e tiverem uma máquina Windows no vosso homelab, poderão usar o Remote Desktop Protocol (RDP) para se conectarem remotamente a ela a partir do vosso iPad. Existem vários clientes iOS RDP disponíveis que você pode usar, como Microsoft Remote Desktop, Jump Desktop e Splashtop Personal.
Hardware especifico:
Se repararem, a maior parte destes utilitários são por si e por estarem numa plataforma móvel perfeitamente utilizáveis sem rato ou teclado, mas recomendo vivamente que adquiram um simples da goodis e um rato bluetooth. Para os gamers mais hardcore, podem inclusive levar um joypad ou um controler de consola. Vão me agradecer depois.
Outra coisa que não passo sem é o meu NAS móvel da Asus TravelAir, porque há zonas onde não tenho rede e eu *quero* ver o meu filme ou série.
Estes são para mim algumas das aplicações essenciais (e hardware) que levo de férias se quiser fazer suporte remoto (ou até brincar com o meu homelab) as férias.
Com eles podemos nos ligar com segurança ao nosso homelab, e desfrutar de tudo o que ele tem para oferecer.
Até ao próximo post.
Qualquer duvida ou reparo sabem onde me encontrar.
Um abraço.
Nuno