Procuras emprego em IT? E que tal usares ferramentas de Inteligencia Artificial na tua procura?

Olá a todos,

Hoje vamos falar em algo diferente. Como o titulo indica, e tendo em conta que a inteligencia artificial está tão na berra, hoje vamos dar um passeio por essas bandas e dar a conhecer a vocês duas ferramentas excelentes de IA que nos podem e ajudar e muito na procura de trabalho.

Em primeiro lugar vamos falar no SkillSyncer e da sua capacidade de analisar currículos procurando neles por palavras-chave ou expressões específicas para melhorar o nosso CV.

O SkillSyncer analisa o texto do currículo e identifica as principais habilidades do candidato e qualificações que correspondam aos pré requisitos da vaga.
Isto não abrange só a componente de hard skills mas também a existência de conhecimento de linguagens de desenvolvimento, proficiência no software caso a vaga envolva alguma coisa especifica, assim bem como a componente de soft skills, tais como a comunicação ou trabalho em equipe.

É uma plataforma projetada para auxiliar os candidatos a emprego a otimizar seus currículos e cartas de apresentação para que os  sistemas automatizados de rastreamento de candidatos (ATS) que são cada vez mais usados pelos recrutadores durante o processo de recrutamento os selecionem.
Uma de suas características mais interessantes é a capacidade de carregar currículos e em seguida efetuar uma busca de palavras-chave e frases relevantes referentes á vaga, que então são comparadas com a descrição do cargo fornecida pelo empregador ou anuncio bem como um histórcio interno onde é pesada a relação expressão/eficácia na contratação.

Ao identificar essas palavras-chave e frases, o SkillSyncer ajuda-nos a garantir que os nossos currículos estejam adaptados á vaga específica para o qual nos estamos a  candidatar, aumentando as nossas possibilidades de seremos selecionados para uma entrevista com um recrutador. Esta plataforma também fornece feedback e sugestões sobre como otimizar o currículo para o ATS, como recomendações de formatação e layout.

Outra ferramenta com alguma notoriedade é o ResumeWorded. Esta é outra plataforma baseada em webservices que foi  projetada para nos ajudar, enquanto candidatos, a otimizar os nossos currículos e cartas de apresentação.
Ela oferece uma variedade de recursos, incluindo um scanner de currículo, uma ferramenta de comparação de palavras-chave e um relatório de feedback personalizado.

O Resume Scanner analisa o conteúdo de um currículo e fornece uma pontuação com base em fatores como relevância, impacto e apresentação tendo em conta a vaga para onde estamos a concorrer. Destaca após esta analise, áreas de melhoria e fornece sugestões sobre como tornar o currículo mais eficaz e mais built-to-order em relação á vaga para onde estamos a concorrer.

A ferramenta interna de comparação de palavras-chave permite-nos comparar o nosso currículo com a descrição de uma vaga e validar como ele corresponde às expectativas em relação ás palavras-chave e frases usadas no anuncio. Isso é muito útil para identificar áreas onde o currículo pode precisar ser atualizado ou adaptado para um trabalho específico.

Concluindo, ambas as plataformas (entre outras tantas) podem ser ferramentas úteis para candidatos a emprego que procuram focar e optimizar os seus currículos para concorrer a posts de trabalho específicos.
Ao fornecer feedback e análise personalizados, muitas vezes de um prisma que não estamos habituados a ver, pode nos ajudar a identificar áreas de melhoria  no nosso curriculo e fazer com que eles se destaquem.
É fundamental que tenham presente que como acontece com a utilização de com qualquer ferramenta, ela poderá vos ajudar, mas não irá fazer o trabalho por vocês.
Para ter sucesso a uma candidatura a emprego existe uma quantidade fundamental de fatores necessários: experiência, qualificações e ser um bom fit ou não para o empregador e para a vaga. E isto a IA ainda não nos pode dar. Ainda.

Espero que tenham gostado do post, algo diferente dos dives técnicos que costumo fazer, mas achei interessante este assunto.
Até ao proximo post, e se tiverem duvidas ou reparos, já sabem onde me encontrar.

Abraço
Nuno