Migrações Centos Linux to Rocky Linux

Olá a todos,

Prefácio:  Ultimamente tenho passado algum tempo da minha semana a auxilar colegas em migrações de Centos7 para uma plataforma binariamente semelhante “error per error” do RedHat 8. Este pedido de auxilio vem na sequencia da IBM ter ditado o fim do projeto Centos. Com o fim do projeto, acabaram os security patches, updates ou bug corrections, deixando os sistemas completamente sem suporte e em risco grave de segurança.

E eis que surge (já surgiu a algum tempo) o Rocky Linux. O Rocky Linux é a resposta da comunidade que manteve durante tanto tempo o Centos vivo, e que aposta em ser binariamente compatível, error per error com a versão do RHEL (insert versão que instalarem :))
Neste post irei abordar uma maneira quick and dirty de fazer uma migração entre as duas distros, e os passos a tomar para evitarem alguns problemas que possam surgir.

Ficheiro:Rocky Linux wordmark.svg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nunca é demais  lembrar que uma migração do CentOS 7 para o Rocky Linux 8 é um processo que requer planeamento e execução cuidadosas.
Assim sendo, aqui está um passo a passo de como migrar para o Rocky Linux 8 com a minima segurança.
Notem ainda que em todos os sitios que eu escrevo “no teu terminal” quero dizer numa consola física na máquina. Seja uma consola vmware, seja um ambiente de texto tty num monitor e teclado. Não estou a dizer para fazerem isto por ssh remotamente, nem numa sessão de X11 local ou remota.

Disclamer: a partir deste ponto, toda a responsabilidade é do utilizador/administrador que irá efetuar a migração, não aceitando eu qualquer oooops que eventualmente possa ocorrer.

  • Em primeiro lugar, façam um backup de vossos dados e da máquina que irá ser migrada. Antes de iniciar qualquer processo de migração, certifica-te que tens um backup válido de todos os dados e configurações importantes do teu sistema CentOS 7. Preferencialmente faz um snapshot e um clone da máquina se isso for possível.
    Isto irá garantirá que tenhas uma rede de segurança caso algo corra mal durante o processo de migração.
  • Verifica a versão atual do CentOS que estás a executar: Para garantir que estás a executar o CentOS 7, executa o seguinte comando no teu terminal:
     $ cat /etc/centos-release

Se a versão de CentOS for a 7.x, podemos prosseguir com o processo de migração.

  • Adiciona o repositório de Rocky Linux 8: Adiciona o repositório Rocky Linux 8 ao teu sistema CentOS 7 executando o seguinte comando no teu terminal:
     $ sudo dnf install -y https://download.rockylinux.org/pub/rocky/8/BaseOS/x86_64/os/Packages/centos-linux-repos-8-3.el8.noarch.rpm https://download .rockylinux.org/pub/rocky/8/BaseOS/x86_64/os/Packages/centos-linux-release-8.5-1.el8.noarch.rpm

Este comando instalará o repositório Rocky Linux 8 e substituirá o repositório CentOS 7.

  • Remover pacotes legacy do CentOS: Remove todos os pacotes do CentOS que possam entrar em conflito com os pacotes do Rocky Linux executando o seguinte comando no teu terminal:
     $ sudo dnf remove -y centos-linux-release centos-gpg-keys centos-linux-repos

Este comando removerá os pacotes do CentOS e garantirá que não hajam conflitos com os novos pacotes do Rocky Linux.

  • Instala os pacotes Rocky Linux 8: Instala os pacotes Rocky Linux 8 executando o seguinte comando no teu terminal:
     $ sudo dnf swap -y centos-{linux,stream}-repos
     $ sudo dnf distro-sync -y
     $ sudo dnf install -y rocky-release
     $ sudo dnf upgrade -y

Este comando substituirá os pacotes CentOS 7 pelos pacotes Rocky Linux 8 e atualizará seu sistema para o Rocky Linux 8, versão disponível nos repositórios.

  • Verifica ao resultado da migração: Para garantir que a migração foi bem-sucedida, executa o seguinte comando no teu terminal:
     $ cat /etc/redhat-release

Este comando deve exibir o número da versão/build do Rocky Linux.

Exemplos:

    $ cat /etc/redhat-release
    Rocky Linux release 8.5 (Green Obsidian)

  • Efetuar reboot e aguardar que o nosso novo Rocky Linux esteja disponível.Notas finais:Este processo é assim tão simples. Podem e vão acontecer alguns problemas quando tiverem pacotes com dependencias que não estejam nos repositórios novos.
    Portanto, se tiverem aplicações instaladas, é boa ideia validarem os .repo que as instalaram, e validem se tem versões para RHEL8/Centos8/Rocky8/Oracle8. Ajam de acordo com as alterações em repo.
    Se este método vos aparenta ser demasiado artesanal, pode sempre recorrer a scripts desenvolvidos pela equipa do Rocky para migração. Estes scripts estão disponíveis aqui.

Este foi um post mais simples, mas mais hand’s on do que o ultimo, e vem suprir uma necessidade de muita gente agora que o suporte de Centos7 acabou.

Boas migrações e boa sorte! Alguma duvida sabem onde me encontrar.

Um abraço
Nuno