Como mudar o canal de Wi-FI do vosso router do meo?

Olá a todos,

Hoje, ouvi um grupo de Amigos estarem a falar sobre a lentidão do seu wifi, do meo, e pela conversa e sintomas descritos, o problema estaria a ser causado provavelmente por saturação do canal de Wifi.

O que é isso? O que é um canal de wifi saturado? Como explicação simples, é uma situação que ocorre quando num espaço próximo, muitos routers wifi existem, e utilizam o mesmo canal de espectro de WIFI.  Para uma explicação mais técnica leiam esta pagina.
Imaginem o problema, como estarem a falar numa sala cheia de gente, de um lado da sala para uma pessoa do outro lado, com muitas conversas  cruzadas pelo meio.
Todo este ruído de fundo, irá causar degradação no sinal, que fará o vosso Wifi ficar mais lento.

Assim sendo, escrevi este post que é divergente do formato habitual do blog, para ajudar quando o vosso wifi fica absurdamente lento e com quebras pela casa.

Em primeiro lugar, acedam ao vosso router do meo através da pagina interna http://192.168.1.254. Tipicamente o vosso user password serão meo/meo.


Em seguida,  no menu seguinte, ir a Diagnóstico:

Seguidamente, no menu de diagnóstico, escolher Analisar rede Wifi 2.4Ghz, ou caso o router só suporte 2.4Ghz , escolher Analisar Rede Wifi. A ideia será sempre analisar a rede Wi-Fi.

No ecrã acima e abaixo demonstrado podemos ver a saturação área do Wifi na zona onde habitamos. Temos os Canais (coluna e valor que vão de 1 a 11).
Quantos maior o numero em “Ocupação” pior será a qualidade e velocidade que irão ter no vosso Wifi.
É Aqui neste menu, iremos validar quais dos canais que tem menos ocupação de forma a diminuir o ruído, e aumentar a vossa velocidade.

Pela nossa analise, notamos que o canal 6 não tem ninguém lá. Será um bom candidato para o nosso canal Wifi.
Em seguida, iremos então aprender como mudar o nosso canal para o canal 6.
Ir a secção do menu principal que diz, “Rede Doméstica, sub menu Interfaces“:

Escolher a interface com o símbolo Wifi (o que tem a antenazinha pequenina), na classe de 130mbps.
No menu que irá aparecer, escolher Configurar, que está no canto superior direito.

 

Tirar de modo automático, carregando no menu de escolha drop down, e colocando em manual.
Ao colocar em manual, poderá escolher o numero de canal desejando, neste caso o canal que validamos anteriormente que é o canal 6.

Finalmente, carregar no botão aplicar e a mudança estará feita.

Nota: É provável que o equipamento cliente (telefone, portatil, tablets) possam perder rede momentaneamente. Caso isto ocorra, fazer reboot (reiniciar) o cliente que não conseguiu recuperar a ligação.
Tipicamente, a forma mais rápida de resolver o problema é desligar a rede Wifi do equipamento cliente e voltar a ligar de forma ao cliente apanhar a nova definição de rede do vosso Wifi.
Caso necessitem de reverter a configuração, basta no ponto apresentado na imagem anterior, colocar a configuração novamente em automático.

É importante ainda referir, que em casos particulares, isto pode efetivamente não ajudar muito, dependendo sobretudo da construção do vosso prédio, ou distancia entre vós e o vosso router.
Se morarem num bunker, com paredes de betão com espessura de um metro, é natural que o sinal wifi tenha dificuldade em o atravessar 🙂

Achei na internet, um link para equipamento similar da NOS que deixo aqui.

Espero que isto vos ajude a ter uma melhor qualidade de rede na Pandemia, para que possa ajudar o tempo a passar.
Caso tenham mais prints para outros equipamentos que os operadores usem, sabem onde me podem encontrar, e peço que os enviem de forma enriquecer este post, e ser-vos-á dado credito dos mesmos.

 

Um abraço especial ao grupo de amigos da Selva. O vosso esforço é muito apreciado, e se o mundo tivesse mais gente como vós, certamente que deixaríamos este mundo, um pouco melhor que o encontramos.

Até ao próximo post!
Abraço

Nuno