OpenTofu, Terraform e formações…

OpenTofu, Terraform e formações…

Olá a todos,

Depois do ultimo post sobre terraform/opentofu, tem me sido pedido regularmente se tinha mais informação sobre os mesmos, ou até formações, e se sabia onde poderiam as fazer.
Este post é um resultado disso.

Adeus Terraform e olá OpenTofu?

Como já abordado anteriormente, a revolução no mundo da orquestração de infraestrutura chegou com uma alternativa chamada OpenTofu, a partir de um fork causado pela mudança do licenciamento de código por parte da Hashicorp, que é a entidade por detrás do terraform.
Este novo player no mercado  do IaC oferece uma abordagem fresca, leve e extremamente poderosa para gerenciar nossa arquitetura em cloud, ou simplificar ainda mais a nossa já existente.
Notem que provavelmente no futuro, provavelmente poderão existir algumas diferenças no código em si, mas para já, código que aprenderem a fazer em terraform, funcionará perfeitamente em opentofu e vice versa.

A minha escolha claro aponta para o OpenTofu. O OpenTofu é incrivelmente flexível e adapta-se facilmente aos particulares específicos do nosso projeto. A sua simplicidade na configuração e na manutenção de ambientes dá nos a liberdade de focar no que realmente importa: melhorar as nossas aplicações e inovar sem barreiras.

OpenTofu vs. Terraform: The Tug of War created by Terraform's Licensing Change - Robustcloud

Links para o nosso Sucesso Profissional.

A pergunta que mais me tem feito desde que fiz o post inicial sobre o tema, quando se fala no mesmo é quase sempre: “Como posso começar com esse tofu de código aberto?”.
Pois bem, reuni alguns links que são como receitas infalíveis para a maestria no OpenTofu:

Estes recursos não só irão nos orientar na transição do Terraform para o OpenTofu, mas também nos ligar a uma comunidade vibrante de chefs de código, prontos para compartilhar as suas experiências e dicas.

Conclusão: Para mim, o Futuro é OpenTofu! 🌐

Com o nascimento do opentofu celebramos o início de uma nova era na gestão de infraestrutura. O OpenTofu não é apenas um substituto, mas uma evolução poderosa, com pés bem firmes na origem em opensource,  proporcionando uma experiência mais ágil e adaptável.

Então, levantem  a vossa colher e mergulhem neste novo mundo de oportunidades. Que a jornada com OpenTofu seja tão emocionante quanto a primeira mordida de uma receita deliciosa!

Até ao proximo post, Felizes Jantares de Natal e caso tenham alguma duvida ou reparo, sabem onde me encontrar.
Um abraço!

Nuno

Comments are closed.