Olá a todos,
Finalmente mudei da Z(off) tv para a vdf TV.
É IPTV, é mau eu sei, mas só a vantagem de mandar a Z(off) as urtigas é só por si Priceless :-).
Claro que já notei várias nuances no serviço que a meu ver não são boas.
Por exemplo:
Box e PLC’s: simplesmente do melhor que existe. Cisco e Devolo a 200 mbits.
Router: Thompson pior que mau. Lento que se farta, com uma firmware manhosa e mais que martelada. A maior parte das capacidades, e pontos fortes do router estão deshabilitadas, sem hipotese de serem activadas pelo utilizador final. Numero máximo de conecções simultâneas suportadas pelo Hardware do router: 1024. Numero máximo de conecções simultâneas sem deixarem de ver a novela: 600… com mta sorte!
… ou seja, se utilizarem P2P, para vosso bem e para o bem de quem vê TV na vossa casa, limitem o numero de ligações dos vossos clientes P2P a um máximo (dos máximos) de 600 ligações simultâneas senão vão começar os saltos na TV.
Outra coisa má a meu ver, é o facto do túnel para a ipTV partir do router e não da box cisco (pelo menos tem lá um endereçamento privado que julgo ser o endpoint da rede de iptv).
A box tem de certeza mais poder de processamento que o router e se a mesma fosse utilizada para finalizar o túnel de iptv a fluidez de tv deveria ser mais continua e alguns saltos pelo router estar sobrecarregado poderiam ser evitados.
Outro problema prende-se pelo gosto de utilizar (ou não) o equipamento de endpoint de adsl da Vodafone.
Não vejo com bons olhos obrigarem-me a utilizar equipamento deles. Especialmente porque em termos de segurança, o equipamento não chega nem de perto nem de longe ao nível de filtragem que uma firewall dedicada tem.
Lá teve de surgir mais uma martelada, e agora entre o router da vdf e a minha rede interna tenho uma firewall transparente (já publiquei uma nota sobre como efectuar isto) para garantir a segurança do meu pOrnserv.
No geral e em conclusão tenho a dizer que SIM! Para mim é bom, o preço atractivo embora a grelha de canais seja ainda fraquita é certamente uma boa opção para acabar com a Hegemonia da Z(off) no panorama dos operadores de TV em Portugal.