Disaster Recovery – Home Edition

Disaster Recovery – Home Edition

Bom dia a Todos,

À algum tempo atrás li numa publicidade de loja uma frase que publicitava um NAS: Os seus dados são importantes. São os seus documentos, as suas fotografias, a sua vida.

Nesse momento, pensei para comigo… como conseguiria explicar a minha mulher, que as fotos do meu filho de 3 anos se tinham perdido? Como explicava que as fotos da lua de mel se tinham derretido no canto de uma drive avariada?

Sim… porque mesmo gravando em DVD, o tempo de replica é limitado (+- 700 dias por media), alem que os DVDS riscam-se, apanham calor e empenam de vez… etc….

A somar a isso, e com os assaltos a residências como garantir que as minhas fotos e os meus dados se escapam?

Após muito pensar, e um café fez-se luz…. Disaster Recovery for the Poor!

Em primeiro lugar, escolhi um provider de cloud storage. Entre EC3(S2) da amazon (pago) e a Symform escolhi o ultimo.
É colaborativo (e de borla), e assim sendo recebo metade do que partilho para a cloud – No meu caso, partilho 1TB de espaço e recebo 500GB em espaço de cloud.

Em segundo lugar, tive de arranjar forma de fazer os backups propriamente ditos.

No meu caso, como já tenho uma infra-estrutura de bacula utilizei o mesmo para a gestão do disaster recovery. Quem não tiver bacula, ou afins utilize um rar com forte encriptação.

Para quem tiver bacula, recomendo a leitura do seguinte link de forma a garantirem segurança dos vossos dados de uma forma encriptada.

Criem pool’s e jobs para os vossos dados encriptados, com retenção de pelo menos 700 dias (+- 2anos) e no fim de cada Job com dados que irão enviar para o vosso site remoto exportem o vosso catalogo de base de dados do bacula..

Recomendo igualmente, e dependendo da vossa banda de upload que criem vTapes no bacula com apenas 200 MB no máximo. A mesma coisa se aplica a ficheiros rar.

Mais tarde e caso o pior aconteça vão agradecer terem feito este pequeno esforço. O bscan não funciona tão bem como isso quando tem muitos ficheiros por volume como é por exemplo o caso de diretórios com fotografia.

Em seguida, é colocarem as vossas vTapes onde o cliente symform lhes chegue e esperar que o upload complete. Lembrem-se que o upload está diretamente ligado a vossa velocidade de internet.

Não se esqueçam de enviar juntamente as vossas vTapes com um rar que contenha a vossa chave de encriptação, uma lista contendo a lista de md5 dos vossos ficheiros vTape, backup ao SQL do catalogo e ficheiros de config de um bacula. É muito importante que não se esqueçam deste passo..

Finalmente, efetuem um teste de restore. Apaguem as vossas vTapes, descarreguem do site, reponham o catalogo e experimentem.

Caso tenham alguma duvida, ou quiserem ajuda com isto, enviem-me e-mail para nuno em nuneshiggs.com

Abraço,

Comments are closed.