howto: HSHR – Edição de 2008

HSHR (High speed home routing):

Se pensarmos nisso, e aqueles que utilizam a sério a mula e torrents, sabem que acima das 3000 conexões por segundo os vossos routers (os que os usam) atingem muito rapidamente a saturação chegando muitos a crashar.

O que acontecerá no futuro á medida que as velocidades aumentam?
Lembrem-se que 80% dos routers vendidos só são estáveis até 10 mbits (mesmo que digam adsl2 e etc)…
O HSHR é um projecto per-se que utiliza hardware x86 based para efectuar routing de dados (nat’s e port-forwards inclusive) á velocidade das ethernets tambem conhecido como wirespeed.
Tradução: conseguem com um K6/233 mhz com 256 mb de ram, velocidades totais de cabo/adsl com mais de 24000 conecções por segundo a 100 mbits…
Em termos de router que faça isto temos o 7200 da cisco que começa na sua configuração mais barata em €4500.
Neste momento já estou em testes com esta ideia, não utilizando uma máquina física mas sim uma máquina virtual a correr dentro de uma dmz tendo ela atribuída uma ethernet que liga ao modem de cabo.

Posso dizer que nesta fase baixei o meu lag em jogos on-line tendo a mula a pastar, aparentando que levou uma injecção de esteroides.

Outra vantagem deste tipo de configs é o facto de se poder efectuar QOS e traffic shaping sem custos adicionais seja por rede seja por protocolo.

Esperem por actualizações 😉

[ad]

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.